A Fisioterapia no câncer de próstata
- Vany Giannini
- 9 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
A prostatectomia radical é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo remover a glândula da próstata, geralmente devido a um câncer existente. Após a cirurgia, muitos homens apresentam questões relacionadas a bexiga, como a incontinência urinária e queixas de disfunção erétil.
A fisioterapia é uma grande aliada a reabilitação pós operatória, podendo ajudar a melhorar esses problemas.
Estudos apontam que o Treinamento dos Músculos do Assoalho Pélvico antes do procedimento cirúrgico favorecem a uma melhor recuperação ao pós-operatório. A fisioterapia pode incluir exercícios para fortalecer os músculos perineais, que podem ajudar a melhorar o controle da bexiga e a função sexual. Além disso, a fisioterapia pode incluir técnicas de massagem e estimulação elétrica, biofeedback eletromiográfico e outros recursos para ajudar a melhorar a circulação sanguínea e promover uma boa recuperação amenizando todos os sintomas.

É importante notar que a fisioterapia não é uma solução instantânea para os problemas que podem ocorrer após a prostatectomia radical. Pode levar tempo para ver melhorias significativas na função da bexiga e na função sexual. No entanto, a fisioterapia pode ser uma parte importante do processo de recuperação e ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente. Por isso, esclarecer detalhadamente os passos que serão conduzidos ao tratamento ajudará no controle da ansiedade e da alta expectativa trazida por esses pacientes!




Comentários