top of page

O Crossfit e o Impacto no Assoalho Pélvico

A incontinência urinária por esforço é uma condição em que ocorre a perda involuntária de urina durante atividades que aumentam a pressão abdominal, como tossir, espirrar, rir ou realizar exercícios físicos intensos. A incontinência urinária de esforço pode ocorrer em pessoas de qualquer idade

Nos últimos tempos e cada vez o Crossfit vem sendo uma prática de atividade com muitos adeptos em busca dos seus melhores desafios. A questão em debate é: O Crossfit é um vilãa?

Eu creio que como toda prática esportiva, a implementação de uma boa técnica, com uma correta biomecânica aplicada sempre trará benefícios para o nosso corpo.

Embora ainda não haja pesquisas específicas sobre a relação entre a incontinência urinária de esforço e o Crossfit, há evidências de que o levantamento de peso e os exercícios de alta intensidade podem desencadear essa perda!

Um recente estudo observacional mostrou que a prevalência de IU em mulheres praticantes de Crossfit foi de 44,5% e dentro deste grupo destacaram as mulheres que já tiveram filhos, aquelas com IMC (índice de massa corporal) mais elevado e idade pouco mais avançada. No mesmo estudo destaca se ainda que quase 50% das mulheres apresentam escapes involuntários de urina durante algum tipo de esforço.



ree

Para evitar ou reduzir o risco de incontinência urinária de esforço ao praticar o Crossfit ou qualquer atividade de alto impacto, é recomendado que seja feito um treinamento dos músculos do assoalho pélvico e uma boa orientação de um profissional capacitado para essa abordagem.

Em caso de incontinência urinária de esforço persistente ou grave, é importante buscar orientação médica para avaliar o melhor tratamento, que pode incluir fisioterapia, medicamentos ou cirurgia.

 
 
 

Comentários


bottom of page